18 ago 2021

Iluminação e sono de qualidade: como a luz pode ajudar a dormir melhor?

Saúde & Bem Estar

O sono é muito importante para o correto funcionamento das funções fisiológicas dos seres humanos. Quando desregulado, pode acarretar transtornos de humor, depressão, distúrbio do sono, insônia e estresse. Mas, o que a iluminação tem a ver com um sono de qualidade?

Para uma boa noite de sono, nosso corpo precisa começar a relaxar horas antes. Uma das recomendações que você já deve conhecer é deixar os celulares de lado uma hora antes de ir para a cama, pois a luz deles atrapalha na produção de melatonina. Mas você sabia que a luz do quarto também tem um papel importante nisso?

É importante ressaltar que aqui estamos falando da luz em si e não de decoração. Essa é uma opção pessoal de cada um, de acordo com seu gosto, estilo e necessidades.

A importância de iluminar o quarto com luz quente para melhorar o sono

As luzes brancas permitem ver melhor, mas também são estimulantes. Dessa forma, este tipo de luz é ruim para ambientes que precisam transmitir conforto, como o quarto. Ela deixa o nosso cérebro mais alerta e produtivo, portanto, iluminar o quarto apenas com luz branca pode não ajudar a ter um sono de qualidade.

 Já as lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, é relaxante e tranquila, perfeita para descansar. A luz quente induz nosso corpo ao relaxamento, sendo a mais indicada para iluminar espaços de introspecção, relaxamento, refeições, salas de visita, quartos, enfim, qualquer ambiente mais aconchegante e convidativo.

Para ter um sono de qualidade e ajudar o seu metabolismo a funcionar melhor, o principal lugar que precisa ser iluminado com luz quente é o quarto. Escolha sempre lâmpadas e luminárias abaixo de 4000K (cor neutra). Uma luz mais amarelada, ideal para iluminar quartos, é entre 2500K e 3000K.

Uma ideia que pode dar um charme na iluminação do quarto é a utilização de fitas de LED. De fácil aplicação — sem a necessidade de contratação de profissionais especializados —, elas dão a possibilidade de utilizar diferentes cores para criar efeitos incríveis.

Além da temperatura da cor, a intensidade da luz do quarto também é um fator que pode ajudar ou atrapalhar o relaxamento do corpo para um sono de qualidade. Se for uma luz muito forte, irá incomodar bastante, principalmente se for acesa no meio da noite, quando você já está sonolento. Por isso, alguns truques de iluminação são necessários!

Sabe aquele abajur antigo? Dê uma chance a ele!

Apesar de estarmos acostumados com a substituição das lâmpadas tradicionais – inclusive as de abajures e luminárias –, é interessante manter um abajur de luz amarela. O problema com as lâmpadas LED é que elas imitam a luz do dia, e nosso corpo descansa melhor sem esse tipo de iluminação. Aposte sempre na luz amarela!

Se você divide o quarto com alguém, por exemplo, a instalação de um abajur facilitará nos momentos que precisa levantar durante a noite. Considere instalar abajures e luminárias de luz mais indireta e suave, que podem ser acesas sem iluminar o quarto inteiro. Acender todas as luzes do quarto irá atrapalhar para pegar no sono novamente.

Seguindo estas recomendações, caprichando na escolha do colchão e travesseiros, suas noites de sono serão muito mais confortáveis e relaxantes.

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