Para uma vida mais saudável, é indispensável que o sono seja adequado e muito se fala dos prejuízos trazidos pelas poucas horas de sono.
Entretanto, estudos apontam riscos relacionados a períodos de sono com mais de 8 horas de duração, especialmente no momento da pandemia, onde muitas pessoas têm dormido por mais tempo e tiram cochilos ao longo do dia, é saber que dormir demais pode ser prejudicial à saúde.
Afinal, dormir muito afeta a saúde?
Já sabemos que dormir poucas horas não é o ideal para a saúde, por outro lado, dormir demais também não é saudável.
Estudos divulgados por pesquisadores da universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em parceria com o instituto do sono, dormir demais gera tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e pressão alta. Na hora do sono, há redução da frequência cardíaca. Essas alterações exigem que o sono seja equilibrado e de preferência ininterrupto.
Dormir muito pode estar relacionado à apneia do sono?
A apneia do sono é caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas que faz com que o sono das pessoas seja interrompido várias vezes durante a noite. Essas pausas durante o sono, impede que o indivíduo atinja as fases mais profundas do sono, que é quando o corpo se revigora, além de produzir hormônios que ordenam o funcionamento do organismo.
Portanto, pode-se dizer que, para tentar repor o tempo que foi perdido durante os episódios da apneia, os apneicos sentem uma necessidade maior de dormir mais tempo do que o recomendado.
Caso tenha algum sintoma como dor de cabeça matinal, irritabilidade e falta de concentração, procure um médico.
Quantas horas é preciso dormir por dia?
A Fundação Nacional do Sono analisou várias pesquisas científicas e definiu quantas horas de sono são necessárias diariamente para não prejudicar a saúde, de acordo com cada faixa etária. Confira abaixo:
- Recém-nascido (0 a 3 meses): 14 a 17 horas;
- Bebê (4 a 11 meses): 12 a 15 horas;
- Criança (1 a 5 anos): 10 a 14 horas;
- Criança em idade escolar (6 a 13 anos): 9 a 11 horas;
- Adolescente (14 a 17 anos): 8 a 9 horas;
- Adulto (18 a 64 anos): 7 a 9 horas;
- Idosos (65 anos ou mais): 7 a 8 horas.
Cuide da sua saúde, invista em conforto e qualidade.
Os nossos colchões são desenvolvidos especialmente para melhorar sua qualidade de vida através do sono. Conheça nossos produtos.