Todo o ciclo do nosso sono é controlado por hormônios. Eles são fundamentais para o funcionamento do nosso corpo e são importantes para nossa qualidade de vida.
Garanto que você nunca pensou que uma boa noite de sono está relacionada aos hormônios que possuímos.
Durante o sono, muitos dos nossos hormônios se recuperam, assim, teremos a energia, imunidade, apetite e disposição para as tarefas do dia a dia.
Todas as atividades que fazemos durante o dia, afetam os nossos níveis hormonais, e isso reflete na qualidade do nosso sono.
Nós respondemos ao nosso ritmo cardíaco, é o que controla como as funções do nosso corpo muda ao longo do dia.
É essencial para a saúde mantermos nosso ritmo cardíaco consistente, quando você tem inconsistência na alimentação e sono, isso prejudica o seu ritmo cardíaco e pode aumentar o risco de desenvolver alguma doença, além de afetar seu bem-estar físico e mental.
Quais são hormônios do sono
Somatropina (GH)
A somatropina é um hormônio diretamente ligado ao processo de crescimento.
Também conhecido como GH ou HGH (Human Growth Hormone), a somatropina é um hormônio altamente metabólico, que controla o crescimento das células e a estatura das pessoas.
Como o GH tem seus picos de secreção durante o sono profundo, fase em que também ocorre uma maior absorção.
O GH é o responsável pelo crescimento das crianças, aumento da massa muscular em adultos e até mesmo a renovação das células da pele.
Melatonina
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada no nosso cérebro, e influencia a regulação do sono.
Esse hormônio é produzido naturalmente quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite (ela é produzida quando há ausência de luz).
Sua função mais conhecida é a de regular o relógio biológico, resultando em uma boa noite de sono e mais disposição ao acordar pela manhã.
Adenosina
A adenosina é um hormônio que resulta da queima de energia pelo corpo durante o dia.
Ele vai se acumulando ao longo do dia e produz a sensação de cansaço, responsável pela nossa reação de entender que é hora de dormir.
No final do dia, à medida que os níveis de melatonina sobem no organismo e se combinam com a adenosina, vamos ficando sonolentos até dormir.
Serotonina
A serotonina é um hormônio responsável pela comunicação entre as células nervosas. Ele atua nas mais diversas funções do corpo, como movimentos, temperatura do corpo, apetite e até mesmo o sono e sensação de cansaço.
A serotonina também atua na eliminação de toxinas do intestino, o que alivia a sensação de náuseas.
Quais os benefícios dos hormônios do sono?
Dormir bem e regular o funcionamento dos hormônios do sono pode trazer diversos tipos de benefícios para a sua saúde e bem-estar.
O sono afeta os níveis de uma série de hormônios relacionados ao estresse, apetite e metabolismo da glicose.
Dormir bem e regular a produção de hormônios do sono podem melhorar, por exemplo, a resposta do corpo ao estresse.
O cortisol estimula a resposta ao estresse, que pode incluir aumento da frequência cardíaca, maior açúcar no sangue, músculos tensos e sudorese.
A resposta ao estresse tem alguns papéis positivos para determinados eventos, como permitir que você faça o seu melhor em uma situação de alta pressão, como uma entrevista de emprego ou uma competição.
Gerenciar o estresse por meio do relaxamento e de outras técnicas podem ajudar a reduzir os níveis de estresse crônico, mas o sono também é uma ferramenta poderosa.
Dormir adequadamente pode ajudar seu corpo a manter os hormônios do estresse em níveis mais saudáveis.